AddThis


30 de setembro de 2011

Canal de Televisão confunde imagens de guerra de jogos de computador com Realidade

Acho que este caso é fabuloso. Demonstra não só a qualidade do jornalismo que hoje em dia se faz, mas também o nível de inteligência dos referidos jornalistas, o que por contrapartida reflecte o nível de inteligência dos leitores.Assusta-me pensar que alguém possa considerar o meu nível de inteligência potencialmente tão baixo.


Por outro, se isto aconteceu, que outras notícias, eu comi (nós comemos) sem espinhas, com isco e anzol e andamos a passear alegremente a conversar uns com os outros sem reparar nas orelhas de burro que tínhamos tão levianamente colocado.

ITV (canal no Reino Unido) confunde imagens de ARMA2 (jogo de computador) com realidade
(Texto e historia retirados do site da BGamer em http://www.bgamer.pt/index.php/noticias/article/5-geral/3496-itv-confunde-imagens-de-arma-2-com-realidade?newsletter=PC%20à%20frente%20de%20consolas%20em%202014)
O documentário denominado Exposure - Gaddafi and the IRA mostrou imagens que supostamente tinham sido filmadas em 1988, onde aparecia o exército de Kadafi demonstrando as suas habilidades em manobrar pesadas metralhadoras para abater helicópteros.
O vídeo mostra homens camuflados em cima de carros blindados e com a seguinte legendagem: "IRA film 1988", indicando que seriam imagens do exército republicano irlandês. No entanto, as imagens são verdadeiramente propriedade da Bohemia Interactive e fazem parte do jogo ARMA 2, lançado em 2009.
O CEO da Bohemia Interactive, Marek Spanel afirmou que não sabia que as imagens iriam ser publicadas num documentário da ITV, nem tão-pouco lhe foi pedida qualquer autorização para uso das imagens, pelo que agora procura apurar a verdade dos factos.
Um representante da ITV veio a público dizer que a inclusão deste clipe de vídeo foi um engano fruto de erro humano e que as supostas imagens do "IRA film 1988" existem mesmo.
Marek Spanel acrescenta que esta é uma forma muita estranha de apreciarem o trabalho da Bohemia Interactive, cuja qualidade de imagem é confundida com realidade. Alguns dos clipes foram já retirados da Internet; no entanto, podem ainda ver esta parte que elucida sobre o assunto.
(O link para o vídeo é: http://bgamer.pt/index.php/videos-e-multimedia/item/2613)

Como podem ver, estamos a falar de um DOCUMENTÁRIO! De algo que qualquer pessoa normal esperaria um elevado grau de confiança. Pelos vistos, tenho de passar a ver os documentários com a mesma desconfiança que leio as primeiras páginas dos jornais!

Agora, perguntem-se lá quantas mais notícias/documentários vimos enganados? Iraq e Libia saltam-me assustadoramente à mente! Acho que nesta altura entidades como Wikileaks (http://wikileaks.org/) começam a tornar-se não só mais importantes para aqueles que gostam de saber a verdade, como prevejo que num futuro próximo se tornem mesmo indispensáveis para distinguir entre as imaginações de jornalistas/editores e a realidade.

0 Comentários: